Todos os santos

Nome: São Cirilo e São Metódio Dia 14 de Fevereiro (Memória)
Local: Roma, Itália; Velehrad, República Checa
Data: 14 de Fevereiro † 869; † 885

Cirilo e Metódio, nascidos na Grécia no início do século IX, receberam sólida formação. Metódio, mais velho, seguiu a carreira militar. Chegou a ser governador da província da Macedônia inferior, onde se estabeleciam os eslavos. Cirilo estudou em Constantinopla, capital do Império Bizantino. Tornou-se sacerdote e monge, seguido por Metódio.

Sua ação missionária teve início quando o príncipe da Morávia enviou uma embaixada a Constantinopla, solicitando missionários para a conversão dos povos eslavos. Cirilo e Metódio, que tinham aprendido a língua eslava, foram os designados para tal missão.

Os dois irmãos foram os Apóstolos dos eslavos. O mais importante é captar o que distinguiu sua ação missionária apostólica ou missionária. Em primeiro lugar a grande sensibilidade para com os valores culturais do povo. Criaram o alfabeto eslavo e traduziram para essa língua a Sagrada Escritura e os textos da liturgia latina, para abrir aos novos povos os tesouros da Palavra de Deus e dos sacramentos. Por esta missão apostólica suportaram provações e sofrimentos de toda parte. Mas tiveram a aprovação e apoio do Papa em sua missão.

Eles se distinguiram na Igreja como pastores e missionários. Promoveram a inculturação do Evangelho e da Liturgia na cultura do povo a ser evangelizado. Além disso, foram um elo entre a Igreja latina e a Igreja oriental.

A Oração coleta expressa bem o carisma dos irmãos Cirilo e Metódio: Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do Evangelho aos povos eslavos; dai-nos acolher no coração a vossa Palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho.

Os dois irmãos se apresentam como exemplos para toda a Igreja e cada Comunidade de fé: Levar a luz do Evangelho; acolher a Palavra de Deus; ser um povo unido na fé e no fiel testemunho do Evangelho.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Cirilo e São Metódio, rogai por nós!