01 Dom
Feb
02 Seg
Feb
03 Ter
Feb
04 Qua
Feb
05 Qui
Feb
06 Sex
Feb
07 Sáb
Feb
08 Dom
Feb
09 Seg
Feb
10 Ter
Feb
11 Qua
Feb
12 Qui
Feb
13 Sex
Feb
14 Sáb
Feb
15 Dom
Feb
16 Seg
Feb
17 Ter
Feb
18 Qua
Feb
19 Qui
Feb
20 Sex
Feb
21 Sáb
Feb
22 Dom
Feb
23 Seg
Feb
24 Ter
Feb
25 Qua
Feb
26 Qui
Feb
27 Sex
Feb
28 Sáb
Feb
29 Dom
Mar
Todos os santos

Compartilhar:





Nome: São Cirilo e São Metódio Dia 14 de Fevereiro (Memória)
Local: Roma, Itália; Velehrad, República Checa
Data: 14 de Fevereiro † 869; † 885

Cirilo e Metódio, nascidos na Grécia no início do século IX, receberam sólida formação. Metódio, mais velho, seguiu a carreira militar. Chegou a ser governador da província da Macedônia inferior, onde se estabeleciam os eslavos. Cirilo estudou em Constantinopla, capital do Império Bizantino. Tornou-se sacerdote e monge, seguido por Metódio.

Sua ação missionária teve início quando o príncipe da Morávia enviou uma embaixada a Constantinopla, solicitando missionários para a conversão dos povos eslavos. Cirilo e Metódio, que tinham aprendido a língua eslava, foram os designados para tal missão.

Os dois irmãos foram os Apóstolos dos eslavos. O mais importante é captar o que distinguiu sua ação missionária apostólica ou missionária. Em primeiro lugar a grande sensibilidade para com os valores culturais do povo. Criaram o alfabeto eslavo e traduziram para essa língua a Sagrada Escritura e os textos da liturgia latina, para abrir aos novos povos os tesouros da Palavra de Deus e dos sacramentos. Por esta missão apostólica suportaram provações e sofrimentos de toda parte. Mas tiveram a aprovação e apoio do Papa em sua missão.

Eles se distinguiram na Igreja como pastores e missionários. Promoveram a inculturação do Evangelho e da Liturgia na cultura do povo a ser evangelizado. Além disso, foram um elo entre a Igreja latina e a Igreja oriental.

A Oração coleta expressa bem o carisma dos irmãos Cirilo e Metódio: Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do Evangelho aos povos eslavos; dai-nos acolher no coração a vossa Palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho.

Os dois irmãos se apresentam como exemplos para toda a Igreja e cada Comunidade de fé: Levar a luz do Evangelho; acolher a Palavra de Deus; ser um povo unido na fé e no fiel testemunho do Evangelho.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Cirilo e São Metódio, rogai por nós!






Compartilhar: