Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gozosos com imagens

Antífona de entrada

Alegram-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.

Coleta

Ó Deus, força dos santos, que em Nagasaki chamastes à verdadeira vida São Paulo Miki e seus companheiros pelo martírio da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, perseverar até a morte na fé que professamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Hb 13, 15-17. 20-21)


Leitura da Carta aos Hebreus


Irmãos, 15por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 16Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus.

17Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós.

20O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 21vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Salmo Responsorial (Sl 22)


R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças. R.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança! R.

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda. R.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos. R.


https://youtu.be/bslSSc1yrjs
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10, 27) R.

Evangelho (Mc 6, 30-34)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos 

R. Glória a vós, Senhor.


V. Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.

34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

Sobre as Oferendas

Recebei, Pai santo, as nossas oferendas na comemoração dos vossos santos mártires e dai-nos a graça de não vacilar ao proclamarmos nossa fé. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Fostes vós que permanecestes comigo nas minhas tribulações. E eu disponho do Reino para vós, diz o Senhor. No meu Reino comereis e bebereis à minha mesa. (Lc 22, 28-30)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que de modo admirável manifestastes em vossos mártires o mistério da cruz, concedei que, fortalecidos por este sacrifício, possamos seguir fielmente a Cristo e participar na Igreja da obra de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 06/02/2021
Ninguém é curado sem o descanso

“Jesus lhes disse: ‘Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco’” (Marcos 6,31).

O Evangelho de hoje mostra-nos Jesus como Aquele que cuida com amor, ternura e delicadeza da natureza humana de cada um de nós. Pena que nós mesmos não cuidamos; ao contrário, nós descuidamos de nós mesmos.

A primeira atitude de Jesus é a da compaixão. Ele tem compaixão das multidões sofridas e machucadas, Ele tem compaixão daquelas multidões todas, porque estão doentes, enfermas. Jesus quer cuidar como um bom Pastor das Suas ovelhas.

A primeira coisa que Ele faz é cuidar ensinando. Muitas vezes, quando vamos buscar cura para as nossas enfermidades e doenças, não aprendemos o que nos deixou doentes, nós só queremos o remédio. Mas se tomarmos somente o remédio, pode saber que vamos ficar doentes de novo, senão pior. Precisamos saber o que nos deixa doentes.

Por isso, permitamos que os médicos nos ensinem, que os professores, que os profissionais nos ensinem, e permitamos também que o Mestre da Vida nos ensine. Ele é o Senhor do coração e Ele tem tudo a nos ensinar, porque não sabemos cuidar do nosso coração. Quem dera se soubéssemos, pois não nos machucaríamos tanto, não machucaríamos tanto uns aos outros, não seríamos pessoas tão feridas como somos.

Ninguém é revitalizado se não concede à alma, ao corpo e à mente o frescor do descanso para reparar as suas forças

Aprendamos com o Mestre Jesus, a cada dia, como cuidar de nós, do nosso coração e das nossas emoções, porque Ele quer cuidar de nós, mas é preciso que a ovelha escute o seu Pastor.

Depois, o Mestre que cuida – porque essa é Sua missão –, ensina os Seus discípulos a se retirarem para o deserto da vida e do coração. Para quê? Para descansarem.

Ninguém é curado sem o descanso, ninguém é revitalizado se não concede à alma, ao corpo e à mente o frescor do descanso para reparar as suas forças, suas energias, a capacidade de cada dia. Em outras palavras, o Mestre está nos dizendo que não somos máquinas.

Até as máquinas têm que ser cuidadas, até as máquinas têm que ser revigoradas a cada tempo, mas a verdade é que não somos. As máquinas podem ter toda a inteligência e capacidade, mas elas não têm a emoção, a alma, o espírito, porque nenhum ser humano pode criar aquilo que só Deus criou: a nossa semelhança com Ele.

Olho para Deus que não se cansa, que criou o mundo em seis dias, e no sétimo descansou, e percebo que estamos nos agredindo, cada vez mais, quando não damos ao corpo, à mente e ao espírito o dom sagrado do descanso.

Se trabalhar é sagrado, tão sagrado quanto o trabalho é o valor do descanso. Não deixemos de reparar isso na vida de cada um de nós se quisermos, verdadeiramente, ser curados.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

Memória de São Paulo Miki e Companheiros Mártires

Instigado pelas mentiras do inimigo, o imperador japonês proibiu o cristianismo e ordenou o massacre dos fiéis. Entre eles, estavam religiosos e leigos de todas as idades. Mas três se destacam por sua bravura e fortaleza, que brilham ainda mais pela pouca idade: Tomás, Luís e Antônio, três acólitos que, ainda adolescentes, deram a vida como grandes heróis da fé.Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para este sábado, dia 6 de fevereiro, e que o exemplo destes santos inspire os acólitos e coroinhas que, com os sacerdotes, sobem ao santo sacrifício do altar, a estarem dispostos a subir a própria cruz, quando Deus assim quiser!




Santo do dia 06/02/2021

São Paulo Miki e companheiros mártires

São Paulo Miki nasceu em Kyoto, no Japão, no século XVI dentro de uma família cristã, nobre, que foi canal para que ele recebesse, ainda pequeno, a graça do batismo. A partir de então, buscou também viver a riqueza do “ser batizado”. Discerniu a sua vocação, entrou para a Companhia de Jesus, tornou-se um Jesuíta e correspondeu ao chamado do sacerdócio.

Profundo conhecedor tanto da cultura quanto da língua, foi um homem compadecido do seu povo. Como nos tempos de hoje, o Japão não tinha o Cristianismo como religião predominante, então, São Paulo Miki buscava responder à necessidade da evangelização pela oração e pela penitência. Com estratégias inspiradas pelo Espírito Santo, foi um homem dócil, de comunidade.

Ousado e corajoso, quando ergueu-se à perseguição do Cristianismo no Japão também acabou sendo preso, assim como seus companheiros; mas não arrefeceu na sua fé. Ele, que era um grande pastor e pregador, também no momento do confronto, indicou Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua religião como o único Salvador e a verdadeira religião; verdade que perdura para todos os tempos.

São Paulo Miki, assim como os companheiros de missão e outros cristãos fervorosos, deram testemunho com a vida e também com a morte.

Em Nagasaki, foram todos crucificados em 1595. Sementes para novos cristãos, desde a passagem de São Francisco Xavier já se contavam 300 mil cristãos no Japão. Depois, muito mais com o testemunho desses 26 companheiros de Jesus.

Peçamos a intercessão deste santo para que o nosso relacionamento profundo com Deus se traduza em evangelização para a humanidade.

São Paulo Miki e companheiros mártires, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil