Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu Ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos. (Sl 27, 8-9)

Coleta

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Gn 17, 1. 9-10. 15-22)


Leitura do Livro do Gênesis


1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: “Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. 9Deus disse ainda a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado”. 15Deus disse também a Abraão: “Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão”.

17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: “Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?” 18E, dirigindo-se a Deus, disse: “Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença”. 19Deus, porém, disse: “Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo”. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.

Salmo Responsorial (Sl 127)


R. Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.


— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! R.

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. R.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. R.


https://youtu.be/NtO5_rGyLKs
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas. (Mt 8, 17) R.

Evangelho (Mt 8, 1-4)


V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.


V. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

R. Glória a vós, Senhor.


V. 1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.

4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e louvor, e fazei que, purificados por ele, possamos oferecer-vos um coração que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento. (Sl 144, 15)

Ou:


Eu sou o Bom Pastor, e dou a vida por minhas ovelhas, diz o Senhor. (Jo 10, 11. 15)

Depois da Comunhão

Renovados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, nós vos pedimos, ó Deus, que possamos receber um dia, resgatados para sempre, a salvação que devotamente estamos celebrando. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 25/06/2021
O Senhor tem o poder de purificar a nossa vida

“Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar’” (Mateus 8,2).

Diante de numerosas multidões que seguiam a Jesus, Mateus nos chama a atenção para este detalhe: um leproso se aproximou. A cena parece até chocante porque tem multidões, e no meio das multidões cada um tem seus problemas, cada um quer uma coisa, mas um leproso não pode se aproximar das pessoas.

Um leproso, de acordo com as normas sanitárias daquele tempo, vivia afastado e marginalizado, até porque se acreditava (e era assim que se prescreviam as coisas até na Lei antiga): que alguém que estivesse com sua carne estragada, precisava manter-se afastado e só podia estar junto aos outros quando a sua carne fosse purificada.

Imagino que esse homem já discriminado, afastado e longe dos outros vence essas barreiras todas, movido por um sentimento: o sentimento da fé e da confiança, pois ele sabe que Jesus é a sua esperança e n'Ele o leproso coloca tudo aquilo que o seu coração anseia.


É hora de purificarmos o coração dos ressentimentos, das mágoas e dos rancores

Vida social ele não pode ter, a vida dele não caminha para frente, mas ele encontra em Jesus o poder purificador do seu corpo, da sua alma e de todo o seu ser. Ele se volta para Jesus não com desespero, mas com confiança. Talvez no meio daquela multidão houvesse muita gente desesperada com essa ou aquela situação.

Nós nos desesperamos por qualquer coisa, perdemos as estribeiras com tanta facilidade, não podemos passar uma contrariedade que logo já nos agitamos. Mas esse homem não, ele não segue o impulso das multidões, porque se ele fosse seguir nem ali chegaria, porque sabe que seria reprimido e discriminado.

Ele passa por cima de tudo isso, se aproxima de Jesus e proclama o senhorio e a autoridade de Jesus, proclama que a sua vida está nas mãos de Jesus. “Senhor, se tu queres, podes me purificar”. E Jesus disse: “Eu quero, fica limpo. Eu quero, fica curado. Eu quero que sua vida seja agora renovada”.

Meus irmãos, existe uma multidão de coisas à nossa frente, uma multidão de problemas, talvez uma multidão de pecados, existe uma multidão de tantas situações que estão diante de nós que nos paralisam, nos mantêm na retaguarda, nos mantêm reféns de nós mesmos, porque somos reféns das nossas emoções e dos nossos sentimentos.

É preciso deixar isso de lado, se prostrar diante de Jesus e pedir: “Senhor, tu tens o poder de me purificar”. É hora de sermos purificados, de purificarmos a nossa mente de tantos pensamentos e tormentos. É hora de purificarmos o coração dos ressentimentos, das mágoas e dos rancores. É hora de nos purificarmos de todo medo e pavor que nos apavora e faz tremer.

É preciso se aproximar de Jesus e com a fé do leproso proclamar: “Senhor, se queres, tens o poder de me purificar”.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Facebook/padrerogeramigo

Seja um apoiador do Pocket Terço: apoia.se/pocketterco

A oração que não falha

Jesus ensina hoje o que em teologia se chama oração infalível. A oração é infalível quando pede algo necessário à salvação, pois é certo que Deus, querendo a salvação do homem, não lhe nega os meios necessários para isso. Quando pedimos bens espirituais necessários à nossa salvação, podemos ter certeza de que Deus no-los irá conceder, desde que a oração tenha algumas qualidades. Precisamos aproximar-nos de Jesus com humildade, como o leproso se aproximou ajoelhado. Precisamos aproximar-nos com confiança, como o leproso que ousou infringir a proibição legal. E precisamos perseverar, porque não é com uma simples oração isolada que alcançaremos essas qualidades. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 25 de junho, e medite conosco mais uma página do santo Evangelho.




Santo do dia 25/06/2021

 

 


São Guilherme (Memória Facultativa)
Local: Itália
Data: 25 de Junho † 1142


São Guilherme nasceu em Vercelli no ano de 1085. Foi o fundador do mosteiro de Montevirginia (1119). Piemontês, perdeu os pais quando bem jovem ainda. Aos catorze anos, fez uma peregrinação a São Tiago de Compostela. Em 1106, achava-se em Melfi, na Itália meridional.

Iletrado, mas dono de extraordinária memória, aprendeu, de cor, o salmo CIX, adquirindo, daí por diante, maravilhoso, surpreendente conhecimento da Escritura santa.

De 1108 a 1109, vivendo no Monte Solicoli, ali levou vida de penitente, em companhia de um velho soldado. Desde que, miraculosamente, restituiu a vista a um cego, tornou-se célebre, sendo procurado com insistência. Deixou, então, o Monte Solicoli, indo refugiar-se ao lado de um santo homem, que se chamava João, o de Pulsano. Pouco mais tarde, tomado pelo grande desejo de ir a Jerusalém, deixou o amigo. Mas, assaltado por ladrões, entre Tarento e Otrante, desistiu do intento, pensando que Deus o queria na Itália mesma.

Foi assim que, não longe de Avelino, no Monte Virgiliano, agora Montevirginia, São Guilherme se estabeleceu, propondo-se levar vida eremítica. Muita gente, porém, sequiosa de coisas de Deus. ali afluiu, procurando o santo homem, para com ele viver.

Em 1124, o bispo de Avelino consagrava uma igreja que se dedicou a Nossa Senhora. E no Montevirginia a vida tornou-se de grande austeridade: três dias por semana, todos deviam contentar-se tão só com verdura e pão. E as populações dos arredores passou a ser evangelizada.

O rei Rogério II de Nápoles, que admirava a inteligência e a prudência de São Guilherme, desejou-o ao seu lado, fazendo-o conselheiro. E as virtudes que o ornavam, ao Santo só serviu para atrair inimigos, e inimigos mortais.

Para perdê-lo, acordaram, certa vez, em lançar-lhe uma cortesã, por todos considerada irresistível, que, procurando seduzi-lo, recebeu o mais incrível dos convites, qual seja o de ambos se deitarem num leito de carvões enrubecidos ao máximo.

A belíssima cortesã ficou aterrada. E antes que pudesse pensar numa resposta, viu o santo abade dirigir-se aos carvões da chaminé do aposento em que se encontravam e nele estender-se com a maior confiança, com uma calma aterradora.

Tocada, a mulher pôs-se a chorar sentidamente, meditando no mal que ia fazer a um santo. E, admirada de que nada lhe sucedesse, pedindo perdão converteu-se. Logo mais, contritamente, tomava o véu.

São Guilherme faleceu em 1142, na mais célebre das suas fundações: São Salvador do Goleto.

Em 1785, Pio VI estendeu-lhe o culto por todo o mundo católico. Dos numerosos mosteiros que o santo abade estabeleceu, resta somente o de Montevirginia. Ali, o santuário, com a imagem da Virgem, é lugar de frequentíssimas peregrinações. A Nossa Senhora de São Guilherme é grandemente venerada, principalmente pelos camponeses da região.

Referência:
ROHRBACHER, Padre. Vida dos santos: Volume XI. São Paulo: Editora das Américas, 1959. Edição atualizada por Jannart Moutinho Ribeiro; sob a supervisão do Prof. A. Della Nina. Adaptações: Equipe Pocket Terço. Disponível em: obrascatolicas.com. Acesso em: 21 jun. 2021.

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil