17 Sáb
Jan
18 Dom
Jan
19 Seg
Jan
20 Ter
Jan
21 Qua
Jan
22 Qui
Jan
23 Sex
Jan
24 Sáb
Jan
25 Dom
Jan
26 Seg
Jan
27 Ter
Jan
28 Qua
Jan
29 Qui
Jan
30 Sex
Jan
31 Sáb
Jan
01 Dom
Feb

Santo Tomás de Aquino, Presbítero e Doutor da Igreja, Memória

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Gloriosos com imagens

Antífona de entrada

No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória. (Cf. Eclo 15, 5)

Ou:


O justo tem nos lábios o que é sábio, sua língua tem palavras de justiça; traz a aliança do seu Deus no coração. (Cf. Sl 36, 30-31)
Gradual Romano:
Sapientiam sanctorum narrant populi, et laudem eorum nuntiat ecclesia: nomina autem eorum vivent in saeculum saeculi. Ps. Exsultate iusti in Domino, rectos decet collaudatio. (Sir. 44, 15. 14; Ps. 32)

Vernáculo:
Os povos proclamarão a sua sabedoria e a assembléia vai celebrar o seu louvor. Seus corpos estão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. (Cf. Bíblia CNBB: Eclo 44, 15. 14) Sl. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. (Cf. LH: Sl 32)

Coleta

Ó Deus, que engrandecestes Santo Tomás pela busca da santidade e o amor à ciência sagrada, concedei-nos a graça de compreender os seus ensinamentos e imitar os seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura — 2Sm 7, 4-17


Leitura do Segundo Livro de Samuel


Naqueles dias, 4a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer a meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 6Pois eu nunca morei numa casa, desde que tirei do Egito os filhos de Israel, até o dia de hoje, mas tenho vagueado em tendas e abrigos. 7Por todos os lugares onde andei com os filhos de Israel, disse, porventura, a algum dos chefes de Israel, que encarreguei de apascentar o meu povo: Por que não me edificastes uma casa de cedro?”

8Dirás pois, agora, a meu servo Davi: ʽAssim fala o Senhor todo-poderoso: Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra. 10Vou preparar um lugar para meu povo, Israel: e o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado.

Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele proceder mal, eu o castigarei com vara de homens e com golpes dos filhos dos homens. 15Mas não retirarei dele a minha graça, como a retirei de Saul, a quem expulsei da minha presença. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempreʼ”. 17Natã comunicou a Davi todas essas palavras e toda essa revelação.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial — Sl 88(89), 4-5. 27-28. 29-30 (R. 29a)


℟. Guardarei eternamente para ele a minha graça.


— “Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor: Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!” ℟.

— Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!’ E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo. ℟.

— Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência, e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar. ℟.

℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou. ℟.

Evangelho — Mc 4, 1-20


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.

2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.

8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.

13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Gradual Romano:
Meditabor in mandatis tuis quae dilexi valde: et levabo manus meas ad mandata tua quae dilexi. (Ps. 118, 47. 48)

Vernáculo:
Muito me alegro com os vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo! Elevarei as minhas mãos para louvar-vos, e com prazer meditarei vossa vontade. (Cf. LH: Sl 118, 47. 48)

Sobre as Oferendas

Ó Deus, possa agradar-vos o sacrifício oferecido com alegria na festa de Santo Tomás; fazei que, por sua exortação, também nós nos entreguemos totalmente ao vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Servo fiel e prudente, a quem o Senhor confiou a sua família para dar-lhe alimento no tempo oportuno. (Cf. Lc 12, 42)

Ou:


Quem medita dia e noite na lei do Senhor dará seu fruto no devido tempo. (Cf. Sl 1, 2)
Gradual Romano:
Notas mihi fecisti Domine vias vitae: adimplebis me laetitia cum vultu tuo. (Ps. 15, 10. 11; ℣. Ps. 15, 1. 2. 3. 5. 6. 7. 8. 9. 10)

Vernáculo:
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! (Cf. LH: Sl 15, 11)

Depois da Comunhão

Senhor, instruí pelo Cristo Mestre aqueles que alimentais com o Cristo, pão da vida, para que, na celebração da festa de Santo Tomás, aprendam a vossa verdade e a realizem pela caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 28/01/2026


Experiência humana e mistério divino


28jan 2026
Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens no mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. Marcos 4,1-20
Espelho da vida cotidiana
Irmãos e irmãs, Jesus ensinava muitas coisas em parábolas.
Então, um destaque para essa palavra, nesta homilia, no dia em que celebramos Santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja presbítero e doutor da Igreja, fechamos a intercessão dele neste dia também.
Por intercessão de Santo Tomás de Aquino, a nossa inteligência seja iluminada, para que tenhamos sabedoria de acolher e compreender as coisas de Deus na nossa vida e torná-las visíveis.
Santo Tomás fez isso na escrita.
Ele escreveu a Suma Teológica e tantos outros livros, comentaram os evangelhos também.
E ele tornava visível para nós a verdade divina, que tantas vezes é ofuscada por nossos pecados, pela nossa má escolha e pelas influências do mundo, que está movido pelo pecado.
Então, faz com que também a verdade divina fique eclipsada aos nossos olhos.
Então, nós temos como que uma escama que nos impede de ver a verdade divina, mas que neste dia, por intercessão de Santo Tomás de Aquino, essas escamas caiam por terra, para que você consiga compreender a vontade de Deus para a sua vida.
Mas vamos falar um pouquinho sobre as parábolas.
O que são as parábolas? As parábolas são narrativas, algumas narrativas que nos são apresentadas e, a partir de hoje, nós veremos algumas delas.
Então, esta narrativa compara elementos da vida cotidiana, mas tem como objetivo revelar para nós verdades espirituais, verdades divinas.
Então, é um instrumento didático aqui utilizado por Jesus para revelar verdades do Reino dos Céus. Verdade do Reino dos Céus.
Então, a partir de hoje, nas próximas homilias, você verá algumas parábolas, sobretudo quando se fala da semente, a gente disse que a semente é a palavra de Deus, então é um pouco nesse sentido.
Então, algo do cotidiano, daquele povo, semente, povo agricultor, então Jesus utiliza a parábola da semente para falar que a palavra de Deus é assim também, ela é lançada e ela vai produzir fruto no tempo certo.
As parábolas são espelhos da vida cotidiana que tornam possível o encontro entre experiências humanas e mistério divino.
Então, neste dia aprendamos a partir deste elemento da parábola a preparar o nosso coração para todo o ensinamento que Jesus nos trará nos próximos dias.
Senhor que seja convosco, ele está no meio de nós, a bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém!
Padre Edison Oliveira

Seja um apoiador!
Ajude-nos a manter o Pocket Terço: pocektterco.com.br/ajude/saibamais

Santo do dia 28/01/2026

Santo Tomás de Aquino, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória)
Local: Fossanova, Itália
Data: 28 de Janeiro † 1274


Tomás nasceu por volta do ano 1225, da família dos Condes de Aquino, entre Roma e Nápoles, e morreu a 7 de março de 1274 a caminho do Concílio Ecumênico de Lião.

Formou-se no mosteiro de Montecassino e nas grandes escolas do tempo como Colônia, na Alemanha, onde teve como Mestre Santo Alberto Magno. Tornou-se Mestre nos centros de estudos de Paris, Orvieto, Roma, Viterbo e Nápoles. Em muitas obras básicas, especialmente na célebre Summa Theologiae, ele fez a sistematização genial da doutrina filosófica e teológica haurida da tradição. Santo Tomás comentou muito Aristóteles, cuja doutrina ele foi, num certo sentido, o primeiro a utilizar, visando construir um sistema completo de filosofia cristã.

Declarado doutor da Igreja em 1567 por Pio V, foi proclamado padroeiro das universidades, academias e colégios católicos em 1880. Recebeu ainda o título de Doutor Angélico. São de sua autoria os formulários da Liturgia da Festa do Corpo de Deus.

Exemplo de pureza de vida, de desapego das grandezas mundanas, de firmeza na vocação religiosa, de amor entranhado à vida de oração e contemplação, Santo Tomás de Aquino deixou seu nome indelevelmente gravado no campo do pensamento católico, sobretudo na filosofia e na teologia.

A Oração coleta de sua festa apresenta Santo Tomás como modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada. Pede-se, então, que Deus nos faça compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos.

A festa de Santo Tomás de Aquino leva toda a Igreja a viver a dimensão do "homo sapiens", o ser humano sábio, que se dedica ao estudo, que busca a sabedoria. Também o estudo, a dedicação às ciências, constitui um caminho de encontro com Deus. Conhecer mais para amar mais intensamente a Deus e ao próximo. O estudo é também caminho de santidade. Importa buscar a sabedoria com unção e devoção.

Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil