01 Dom
Dec
02 Seg
Dec
03 Ter
Dec
04 Qua
Dec
05 Qui
Dec
06 Sex
Dec
07 Sáb
Dec
08 Dom
Dec
09 Seg
Dec
10 Ter
Dec
11 Qua
Dec
12 Qui
Dec
13 Sex
Dec
14 Sáb
Dec
15 Dom
Dec
16 Seg
Dec
17 Ter
Dec
18 Qua
Dec
19 Qui
Dec
20 Sex
Dec
21 Sáb
Dec

6ª feira da 3ª Semana do Advento

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Um ramo brotará da raiz de Jessé; a glória do Senhor encherá a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus. (Cf. Is 11, 1; 40, 5; Lc 3, 6)
Veni, et osténde nobis fáciem tuam, Dómine, qui sedes super Chérubim: et salvi érimus. Ps. Qui regis Israel, inténde: qui dedúcis velut ovem Ioseph. (Ps. 79, 4. 2)
Vernáculo:
Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a vossa face! Se voltardes para nós, seremos salvos! Sl. Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que a José apascentais qual um rebanho! Vós, que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor. (Cf. LH: Sl 79, 4. 2)

Coleta

Deus eterno e todo-poderoso, pela anunciação do anjo, a Virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, ficou repleta da luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (Is 7, 10-14)


Leitura do Livro do Profeta Isaías


Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 23)


℟. O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!


— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável. ℟.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime. ℟.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.” ℟.

℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ó Chave de Davi, que abre as portas do Reino eterno: oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas! ℟.

Evangelho (Lc 1, 26-38)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 

℟. Glória a vós, Senhor.


26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Exsúlta satis fília Sion, praédica fília Ierúsalem: ecce Rex tuus venit tibi sanctus, et salvátor. (Zach. 9, 9)


Vernáculo:
Enche-te de grande júbilo, filha de Sião, prorrompe em gritos, filha de Jerusalém! Eis que teu rei vem a ti; ele é justo e salvador. (Cf. Bíblia CNBB: Zc 9, 9a)

Sobre as Oferendas

Aceitai, Senhor, nós vos pedimos, este admirável sacrifício que vos oferecemos para que, pela participação neste sacramento, recebamos os bens desejados que a fé nos faz esperar. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

O anjo disse à Maria: Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. (Cf. Lc 1, 31)
Exsultávit ut gigas ad curréndam viam: a summo caelo egréssio eius, et occúrsus eius usque ad summum eius. (Ps. 18, 6. 7; ℣. Ps. 18, 2. 3. 4. 5. 6ab (Differentia: g))
Vernáculo:
Armou no alto uma tenda para o sol; ele desponta no céu e se levanta como um esposo do quarto nupcial, como um herói exultante em seu caminho. De um extremo do céu põe-se a correr e vai traçando o seu rastro luminoso, até que possa chegar ao outro extremo, e nada pode fugir ao seu calor. (Cf. LH: Sl 18, 6. 7)

Depois da Comunhão

Guardai, ó Senhor, sob a vossa proteção, aqueles que alimentastes com o pão celestial, para que encontrem em vossos mistérios a alegria da verdadeira paz. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 20/12/2024


O templo que Deus sempre desejou


A Virgem de Nazaré, pobre aos olhos humanos, é a mais rica, a mais esplêndida e a mais bela de todas as criaturas, porque é o templo místico, preparado desde a eternidade, que o Filho de Deus escolheu como sua morada.

O Evangelho de ontem abria-se com um cenário solene, bem no coração de Israel, no Santo dos Santos, onde Zacarias, comunicado pelo anjo do Senhor, recebera a notícia de que lhe nasceria um filho, o Precursor de Cristo. O Evangelho de hoje, por sua vez, abre-se com um cenário humilde, numa cidadezinha esquecida no interior da Galiléia, na casa da Virgem Maria, que, visitada pelo mesmo anjo, recebe a notícia de que lhe nascerá um Filho, o próprio Deus altíssimo. De um lado, temos um destacado sacerdote da tribo de Abias, no Templo de Jerusalém; de outro, uma Virgem pobre e desconhecida, vivendo numa choupana menos do que miserável. A ambos se dirige o mesmo anjo, com a mesma majestade, para lhes comunicar os desígnios de Deus. De um lado, vemos um suntuoso templo de pedra, construído por mãos humanas; de outro, o templo, incomparavelmente mais santo, do corpo e da alma de Maria, formado com todo o esmero pelas mãos divinas de quem nela nasceria. Porque, com efeito, o templo que, no Antigo Testamento, Deus quis fosse preparado para si não era mais do que tipo e figura deste templo místico que é a Virgem SS., em cujo Coração, nova Arca da Aliança, Cristo nasceria antes espiritualmente para depois, num mistério impenetrável, fazer-se carne em suas entranhas. Se o contraste entre o luxo da Jerusalém e a pobreza de Nazaré já é marcante, não o é menos o contraste entre a pobreza espiritual da Cidade Santa e a riqueza de graça e amor escondida, qual um tesouro reservado só para Deus, no Coração Imaculado de Maria. Se é lamentável a incredulidade com que Zacarias, representando toda a casta sacerdotal, recebeu a notícia do anjo, é infinitamente admirável a fé com que Maria deu o seu “sim” à mensagem mais inacreditável que jamais houve: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus”.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Santo do dia 20/12/2024

São Zeferino (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 20 de † 217/218


Zeferino é um dos papas que teve longo pontificado: segundo Eusébio de Cesareia foi papa de 202 a 219, e segundo o Catálogo liberiano, de 198 a 217. Precisamente o longo pontificado é uma das poucas coisas que sabemos com certeza a respeito de são Zeferino. Trata-se de detalhe tanto mais interessante, porque os tempos nos quais são Zeferino exerceu o sumo pontificado não eram certamente tempos muito tranquilos. Foi de fato durante o seu pontificado que se desencadeou a perseguição de Setímio Severo.

Este, que se tornara imperador no ano 193, durante os primeiros anos, embora sem abolir o regime de perseguição, não incentivou a sua aplicação, tanto que foram anos de paz para a comunidade cristã. Melhor dizendo, segundo o testemunho de Tertuliano, o próprio Setímio Severo um dia se opôs a uma manifestação popular contra os cristãos. O mesmo Tertuliano, todavia, atesta com o seu desprezo polêmico que particularmente na África não era praticada a mesma tolerância. De qualquer modo essa tolerância terminou em todo o império no ano 200-202, aproximadamente, e foi um edito de Setímio Severo que "proibiu sob pena grave, toda propaganda judaica, e tomou a mesma decisão a respeito dos cristãos", conforme a História Augusta.

Era uma reviravolta, pois pela primeira vez era emanado um edito explicitamente contra aqueles que pensavam em se converter. Entre os mártires ilustres desta perseguição estavam Perpétua e Felicidade, martirizadas em Cartago juntamente com Saturnino, Secúndulo, Revogado, Saturo. Talvez tenha morrido mártir também santo Ireneu; mártir com toda a certeza e até mesmo na presença de Setímio Severo, foi santo Andeolo. A paz voltou em 211 com a subida ao trono de Caracalla e continuou praticamente também sob os sucessores Macrino, Heliogábalo e Alexandre Severo.

Por isso só impropriamente são Zeferino pode ser considerado mártir, como o fez o cardeal Barônio (e depois dele o Martirológio Romano), "de seu arbítrio e contra a tradição que sempre venerou Zeferino como confessor". Não obstante a ausência de perseguições, são Zeferino não teve pontificado fácil.

Foi sepultado nas catacumbas de são Calisto, num edifício onde foi sepultado depois também são Tarcísio.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Zeferino, rogai por nós!


Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil