Santos Miguel, Gabriel e Rafael, Arcanjos, Festa
Antífona de entrada
Vernáculo:
Bendizei ao Senhor, todos os seus Anjos, poderosos executores de suas ordens, sempre prontos para ouvir a sua voz. (Cf. MR: Sl 102, 20) Sl. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! (Cf. LH: Sl 102, 1)
Glória
Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.
Coleta
Ó Deus, que organizais de modo admirável o ministério dos anjos e dos homens, concedei-nos, benigno, que sejamos protegidos na terra por aqueles que, no céu, estão sempre junto de vós para vos servir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — Dn 7, 9-10. 13-14
Leitura da Profecia de Daniel
9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Ou:
Primeira Leitura — Ap 12, 7-12a
Leitura do Apocalipse de São João
7Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte. 12aPor isso, alegra-te, ó céu, e todos os que viveis nele”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial — Sl 137(138), 1-2a. 2bc-3. 4-5 (R. 1c)
℟. Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me. ℟.
— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma. ℟.
— Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “como a glória do Senhor é grandiosa!” ℟.
℣. Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102, 21) ℟.
Evangelho — Jo 1, 47-51
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
℟. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Antífona do Ofertório
Stetit ángelus iuxta aram templi, habens thuríbulum áureum in manu sua: et data sunt ei incénsa multa: et ascéndit fumus arómatum in conspéctu Dei, allelúia. (Apoc. 8, 3. 4)
Vernáculo:
Veio outro anjo, que se colocou perto do altar, com um turíbulo de ouro.Foi-lhe dado muito incenso, e da mão do anjo subia até Deus a fumaça. (Cf. Bíblia CNBB: Ap 8, 3. 4)
Sobre as Oferendas
Senhor, nós vos apresentamos, com nossas humildes preces, estas oferendas de louvor; fazei que, levadas pelo ministério dos anjos à vossa presença, sejam recebidas com agrado e obtenham para nós a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Vernáculo:
Anjos do Senhor, bendizei ao Senhor; louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (Cf. MR: Dn 3, 58)
Depois da Comunhão
Alimentados pelo pão celeste, nós vos pedimos, Senhor, que, fortificados com seu vigor, sigamos com firmeza no caminho da salvação sob a fiel custódia dos anjos. Por Cristo, nosso Senhor.
Homilia do dia 29/09/2025
Cantemos as misericórdias do Senhor!
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate para não perecermos no dia do juízo terrível!
Com alegria celebramos hoje a festa dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Nesta festa, é claro, o arcanjo que mais resplandece é São Miguel, e isso por uma razão histórica: porque, na realidade, no calendário litúrgico antigo, hoje era festa de São Miguel (São Gabriel e São Rafael eram celebrados em outros dias), por isso ficou tão marcada a ideia da Quaresma de São Miguel, que, desde a Assunção da Virgem Maria até hoje, preparava sua festa com um período de jejuns, penitências, oferecimentos a Deus, uma batalha espiritual que nós precisamos viver.
Uma das leituras possíveis para o dia de hoje é exatamente aquela visão do Apocalipse no capítulo 12, que começa dizendo assim: “Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos guerreavam contra o Dragão”.
Vejam: “Miguel e os seus anjos”. A primeira coisa, fantástica e maravilhosa, é nós entendermos que de alguma maneira, nos desígnios de Deus, na sua Providência, São Miguel tem uma missão de coordenação na luta dos anjos protetores, que objetivamente lutam contra Satanás neste mundo; portanto, nós estamos falando aqui de anjos que são usados por Deus como instrumentos para nos proteger.
Santo Tomás de Aquino, num dos seus comentários ao Evangelho, se pergunta como é possível odiar a Deus, ou seja, no caso aqui, o Dragão, a serpente, os demônios. Como é possível que eles odeiem a Deus? Ele diz: “Satanás odeia a Deus, mas não a Deus em si, porque ele não conhece a Deus em si”. O que ele conhece são efeitos de Deus, ou as coisas que Deus faz na sua providência, no seu desígnio salvador, na sua bondade. Ora, essas coisas que Deus faz provocam um especial ódio em Satanás e nos seus demônios, e uma das coisas que Deus faz — recorda Santo Tomás de Aquino — é exatamente o fato de que os demônios não têm poder para nos destruir, nos perseguir, nos castigar e nos fazer o mal do jeito que eles gostariam (ad voluntatem suam, ou seja, conforme a vontade deles). Não, eles não têm esse poder, e por que não tem esse poder?
Porque nós estamos sendo objeto de uma proteção divina extraordinária, que se manifesta, entre outras coisas, principalmente através do ministério dos santos anjos. Portanto, devemos celebrar com imensa gratidão os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, por saber que não somente eles, mas também os seus anjos, os anjos de São Miguel, travam uma batalha contra o Dragão para nos proteger, visto que somos atacados pelos demônios — existem realmente ataques espirituais, mas esses ataques não são nem sequer um milésimo daquilo que os demônios gostariam de fazer, se pudessem!
Você pode se perguntar assim: “Mas, padre, se Deus nos protege dos demônios, por que Ele não nos protege totalmente? Por que ele ainda deixa esse incômodo, esse pequeno percentual, por pequeno que seja? Isso já é bastante perturbador porque nós vemos na história da humanidade quanta maldade, quanta malícia, quanta destruição! Para nós, seres humanos, já é demais!”
Deus, na sua infinita bondade e na sua misericórdia, não permitiria o mal se deste mal não pudesse tirar um bem maior, e este bem maior é que nós, unidos a essa luta, mostramos o nosso amor para com Deus, crescemos na virtude e, não somente isso, enxergamos como fomos e estamos sendo objeto de misericórdia. Ao vermos o ministério dos anjos que nos protegem, nós só podemos ficar extasiados e exclamar de alegria: “Nós cantaremos eternamente as misericórdias do Senhor!” Sim, estamos sendo objeto da misericórdia de Deus, de uma proteção especialíssima do alto.
Agradeçamos a Deus por termos sido objeto de tanta bondade e de tanta misericórdia! Comecemos hoje, celebrando os Santos Arcanjos, a agradecer à Providência de Deus, santíssima, boníssima e misericordiosíssima por todas as graças que nos concede. Mas só o nosso tempo neste mundo não será suficiente para agradecermos; nós teremos a eternidade inteira para cantar as misericórdias de Deus realizadas através dos santos anjos. Misericordias Domini in æternum cantabo, — “Cantarei para sempre as misericórdias do Senhor”.
Deus abençoe você!
Celebramos hoje, depois de quarenta dias de preparação, a tão aguardada Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Associando-nos neste dia aos louvores que toda a corte celeste dirige a Deus, reflitamos em nossa meditação diária sobre o papel que os santos anjos desempenham em nossa união, cada vez mais íntima, com Jesus Cristo, ponte entre o Céu e a terra.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 29 de setembro, e peçamos aos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael que nos protejam por sua intercessão e façam subir ao Pai o aroma de nossas preces e súplicas.
Santo do dia 29/09/2025
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos (Festa)
Data: 29 de Setembro
A festa dos três arcanjos, agora celebrados numa só data, e a dos Anjos da Guarda no dia 2 de outubro como memória obrigatória, expressa a fé da Igreja em seres espirituais que vivem junto a Deus. A fé em seres celestiais, comumente chamados anjos, encontra-se expressa também em outros momentos da Liturgia. No Confesso a Deus do Ato penitencial, no convite à grande doxologia do Santo, Santo, Santo, na Missa, no Oficio dos Defuntos, sobretudo na Encomendação dos mortos.
A palavra anjo significa mensageiro de Deus. Neste sentido, Santo Ambrósio chama João Batista de Anjo, porque anunciou a vinda de Jesus Cristo. Assim, todo cristão pode ser considerado anjo, ou seja, mensageiro do Evangelho.
Nas Homilias sobre os Evangelhos, de que temos um trecho na leitura hagiográfica do Ofício das Leituras da Festa, São Gregório Magno faz interessante distinção entre anjos e arcanjos. Começa dizendo: "A palavra anjo indica o ofício, não a natureza". E continua: "Estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados anjos, porque somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, arcanjos.
Foi por isto que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mas o arcanjo Gabriel; para esta missão era justo que viesse o máximo anjo para anunciar a máxima notícia. Por isso, também a eles são dados nomes especiais para designar, pelo vocábulo, seu poder na ação. Quando vêm até nós para cumprir uma missão, trazem também entre nós um nome derivado desta missão. Assim Miguel significa: Quem como Deus?; Gabriel, Força de Deus; e Rafael, Deus curou".
Dos sete arcanjos venerados tanto pela tradição judaica como pela tradição cristã, como sendo os anjos que ocupam um lugar proeminente diante do trono de Deus, apenas três são mencionados pelo nome na Bíblia: Miguel, Gabriel e Rafael. Estes três foram venerados pela Igreja desde os primórdios, principalmente no Oriente, mas somente a partir do pontificado do papa Bento XV é que as festividades litúrgicas dos dois últimos se tornaram obrigatórias em toda a Igreja do Ocidente.
O culto a São Miguel (Quem como Deus?) é o mais espalhado na Igreja. Miguel é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores (Jd 9; Ap 12, 7; cf. Zc 13, 12), defensor dos amigos de Deus (Dn 10. 12. 21), protetor de seu povo (Dn 12, 1). O arcanjo São Miguel é venerado sobretudo na Europa como o chefe do exército celeste, protetor dos exércitos, e com a função de proteger o povo, de conduzir as almas a Deus e de pesar as almas no juízo.
São Gabriel (Força de Deus) era comemorado desde 1921, com Bento XV, no dia 24 de março, véspera da festa da Anunciação. Gabriel é um dos espíritos que estão diante de Deus (Lc 1, 19), revela a Daniel os segredos do plano de Deus (Dn 8. 16; 9, 21-22), anuncia a Zacarias o nascimento de João Batista (Lc 1. 11-20) e a Maria, o nascimento de Jesus (Lc 1, 26-39). É venerado desde o século II como arcanjo e, na Igreja síria, como o primeiro entre os anjos. Trata-se de um arcanjo que, como Miguel e Rafael, também está profundamente ligado à História da Salvação.
São Rafael (Deus curou), ele também está entre os sete anjos que estão diante do trono de Deus (Tb 12, 15; cf. Ap 8, 2), acompanha e protege Tobias nas peripécias de sua viagem e cura-lhe o pai cego.
Seria longo realçar todos os aspectos comemorados na festa dos três arcanjos. Os textos falam por si. Nesta festa somos convidados de modo particular a render graças a Deus pela glória de que os anjos gozam e a nos rejubilar pela sua felicidade; a agradecer a Deus pela sua misericórdia por ter constituído estes seres celestiais para nos assistirem e serem nossos protetores; a nos unirmos a eles no culto de adoração e de louvor a Deus, elevando nossas preces aos céus para que sempre façamos a sua santa vontade, assim como estes bem-aventurados espíritos celestiais a cumprem lá no céu. E, por fim, somos convidados a honrá-los e a invocar a sua ajuda e intercessão. Tudo isso vem sintetizado no Prefácio: É a vós que glorificamos, ao louvarmos os anjos, que criastes e que foram dignos do vosso amor. A admiração que eles merecem nos mostra como sois grande e como deveis ser amado acima de todas as criaturas. Pelo Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, louvam os Anjos a vossa glória, as Dominações vos adoram e, reverentes, vos servem Potestades e Virtudes. Concedei-nos também a nós associar-nos à multidão dos Querubins e Serafins, cantando a uma só voz: Santo, Santo, Santo...
Referência:
BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Santos na Liturgia: testemunhas de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2013. 391 p. Adaptações: Equipe Pocket Terço.
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!