15 Ter
Oct
16 Qua
Oct
17 Qui
Oct
18 Sex
Oct
19 Sáb
Oct
20 Dom
Oct
21 Seg
Oct
22 Ter
Oct
23 Qua
Oct
24 Qui
Oct
25 Sex
Oct
26 Sáb
Oct
27 Dom
Oct
28 Seg
Oct
29 Ter
Oct
30 Qua
Oct
31 Qui
Oct
01 Sex
Nov
02 Sáb
Nov
03 Dom
Nov
04 Seg
Nov
05 Ter
Nov
06 Qua
Nov
07 Qui
Nov
08 Sex
Nov
09 Sáb
Nov
10 Dom
Nov
11 Seg
Nov
12 Ter
Nov
13 Qua
Nov
14 Qui
Nov
15 Sex
Nov
16 Sáb
Nov
17 Dom
Nov
18 Seg
Nov
19 Ter
Nov
20 Qua
Nov
21 Qui
Nov
22 Sex
Nov
23 Sáb
Nov
24 Dom
Nov

6ª feira da 21ª Semana do Tempo Comum

Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens
Abstinência de carne

Antífona de entrada

Inclinai, Senhor, vosso ouvido para mim e escutai-me. Salvai, vosso servo que confia em vós, meu Deus. Tende compaixão de mim, Senhor, pois clamei por vós o dia inteiro. (Cf. Sl 85, 1-3)
Inclína, Dómine, aurem tuam ad me, et exáudi me: salvum fac servum tuum, Deus meus, sperántem in te: miserére mihi, Dómine, quóniam ad te clamávi tota die. Ps. Laetífica ánimam servi tui: quóniam ad te, Dómine, ánimam meam levávi. (Ps. 85, 1. 2. 3. 4)
Vernáculo:
Inclinai, Senhor, vosso ouvido para mim e escutai-me. Salvai, vosso servo que confia em vós, meu Deus. Tende compaixão de mim, Senhor, pois clamei por vós o dia inteiro. (Cf. MR: Sl 85, 1-3) Sl. Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh'alma. (Cf. LH: Sl 85, 4)

Coleta

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num único desejo, concedei ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que na instabilidade deste mundo nossos corações estejam ancorados lá onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (1Cor 1, 17-25)


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos, 17de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a Boa Nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus.

19Com efeito, está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes”. 20Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação.

22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 32)


℟. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!


— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! ℟.

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça. ℟.

— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. ℟.


https://youtu.be/lKJUa340UN0
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do Homem! (Lc 21, 36) ℟.

Evangelho (Mt 25, 1-13)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.

3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.

9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Exspéctans exspectávi Dóminum, et respéxit me: et exaudívit deprecatiónem meam, et immísit in os meum cánticum novum, hymnum Deo nostro. (Ps. 39, 2. 3. 4


Vernáculo:
Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. Retirou-me da cova da morte e de um charco de lodo e de lama. Colocou os meus pés sobre a rocha, devolveu a firmeza a meus passos. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor. (Cf. LH: Sl 39, 2. 3. 4)

Sobre as Oferendas

Senhor, pelo único sacrifício do vosso Filho adquiristes para vós um povo de adoção filial; concedei-nos benigno, na vossa Igreja, os dons da unidade e da paz. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Com vossos frutos, Senhor, saciais a terra inteira. Da terra fazeis brotar o pão e o vinho que alegra o coração humano. (Cf. Sl 103, 13-15)

Ou:


Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia, diz o Senhor. (Jo 6, 54)
Quinque prudéntes vírgines accepérunt óleum in vasis suis cum lampádibus: média autem nocte clamor factus est: ecce sponsus venit: exíte óbviam Christo Dómino. (Mt. 25, 4. 6; ℣. Ps. 33)
Vernáculo:
As cinco virgens prudentes, ao tomarem suas lâmpadas, levaram óleo consigo. No meio da noite ouviu-se um grito: Eis, o Noivo está chegando: ide ao encontro do Cristo Senhor. (Cf. MR: Mt 25, 6)

Depois da Comunhão

Senhor, nós vos pedimos, realizai plenamente em nós a obra redentora da vossa misericórdia. Em vossa bondade, levai-nos a tão alta perfeição que, reconfortados por vossa graça, em tudo possamos agradar-vos. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 30/08/2024


A lâmpada da oração e a visita de Deus


É pela oração diária e humilde, alimentada com o óleo da fé, que Deus, Esposo das almas, quer visitar-nos todos os dias.

No Evangelho de hoje, Jesus conta a parábola das dez virgens: umas eram prudentes, outras imprudentes. Em que consiste a parábola?Na realidade, existem vários níveis de interpretação. Num deles, é claro e evidente, estamos falando da morte, ou seja, das pessoas que estão preparadas para ser julgadas por Deus e, portanto, de outras que não estão preparadas para o encontro com Nosso Senhor.Mas existe um outro nível de interpretação, preferido pelos Santos Padres e pelos autores medievais. É o nível da interpretação mística.As virgens significam as almas que se preparam para a visita de Deus por meio da oração, simbolizada pelo óleo que as virgens colocam nas lâmpadas. Elas têm um pouco de óleo para ir alimentando as lâmpadas, de modo que, quando o Senhor vier, estejam preparadas. Isso explica em parte a nossa vida espiritual.Muita gente reclama: “Ah, eu não experimento isso de que Deus nos visita, de que Ele nos fala, ilumina a nossa inteligência e convida a nossa vontade. Eu não experimento essas coisas”.O que acontece é o seguinte: o Senhor passa. Se você tem óleo na lâmpada, está preparado; se você está sem óleo na lâmpada, Ele passa e você fica de fora. A realidade é que nós precisamos ter vida de oração para perceber a visita de Deus. Mas é vida de oração sistemática: todos os dias precisamos reservar um tempo para Deus.É interessante notar que essa parte inicial da disciplina — ou seja, de todos os dias reservar um tempo para rezar —, por si só, não basta. O necessário é dispor-se diariamente para uma oração cada vez mais amorosa, mais íntima, mais humilde, mais confiante, oração de quem está disposto a mudar, deixando que a verdade de Deus o transforme por dentro.Somente assim estaremos verdadeiramente colocando óleo na disposição amorosa de dizer: “Senhor, eu não sei vos amar, mais quero saber. Transformai, Senhor, o meu coração para que eu possa vos amar”.Deve ser um pedido insistente, como o da viuvinha da outra parábola, que pedia: “Faze-me justiça”, e justiça aqui quer dizer santidade. É precisa suplicar:“Dai-me, Senhor, um coração abrasado de amor por Vós. Olhai, Senhor, o meu coração de pedra. Olhai, Senhor, o meu coração egoísta. Olhai, Senhor, como sou incapaz de vos amar e de realizar um só ato verdadeiro de amor, se vós não tiverdes misericórdia e compaixão de mim, meu Deus! Vinde, ó Deus, em meu auxílio; socorrei-me sem demora”.Assim estaremos alimentando nossas lâmpadas com óleo e nos dispondo a receber a visita de Deus, que virá nos transformar. Ele vem, qual Esposo, unir-se a nós. Mas é necessário que as almas estejam dispostas, primeiro, a buscar a verdade.A verdade ilumina e vai nos transformando; dentro em pouco, a verdade aquece, e nós percebemos essa transformação; em seguida, notamos que a verdade não é simplesmente uma verdade, mas a Verdade, que é uma Pessoa: Jesus Cristo. “Eis que o Esposo vem! Preparai-vos”. Ele está à porta e espera que lhe abramos o coração.

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | Não deixemos faltar o óleo da oração (Sexta-feira da 21.ª Semana do Tempo Comum)

Deus deseja cumular de graças todos os seres humanos para levá-los ao Céu, mas Ele não fará isso violentamente, senão através da brisa suave da oração. É o que nos ensina hoje a parábola das dez virgens, contada por Nosso Senhor, na qual só as virgens previdentes, munidas de óleo, entram com o noivo para a festa de casamento.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 30 de agosto, e medite conosco sobre a necessidade da oração e dos sacramentos para alcançarmos a salvação eterna.


https://youtu.be/95kQ0NaSDrA

Santo do dia 30/08/2024

Santos Félix e Adauto, Mártires (Memória Facultativa)
Local: Roma, Itália
Data: 30 de Agosto† c. 304


A história destes dois santos parece interessar mais à arqueologia que à devoção. Após o seu martírio, que teve lugar provavelmente durante a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV, foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, na via das Sete Igrejas, não muito longe da basílica de são Paulo fora dos muros. A cripta foi transformada pelo papa Sirício em basílica, sucessivamente ampliada e decorada de afrescos pelos papas João I e Leão III. Tornou-se assim meta de peregrinações e de devotos até além da Idade Média, quando catacumbas e santuários caíram no esquecimento ou foram devastados. O cemitério de Comodila e o túmulo de Félix e Adauto foram descobertos em 1720, mas a alegria do reencontro durou pouco, pois alguns dias mais tarde a pequena basílica subterrânea ruiu. As ruínas caíram novamente no esquecimento e descuido até 1903, quando a basílica foi definitivamente restaurada. Descobriu-se um dos mais antigos afrescos paleocristãos, no qual aparece são Pedro recebendo as chaves na presença dos santos Estêvão, Paulo, Félix e Adauto,

Segundo o autor de lendária Paixão, escrita no século VII, quando o culto deles estava muito em voga, Félix era presbítero romano, condenado à morte durante a perseguição de Diocleciano. Enquanto era conduzido ao lugar da execução, no caminho que leva a Óstia, da turma de curiosos e dos companheiros de fé saiu um desconhecido, que foi ao encontro do condenado. Chegando a um passo dos soldados encarregados da execução, exclamou em alta voz que era cristão e queria participar da mesma sorte do presbítero Félix. Após terem feito voar a cabeça do presbítero, com a mesma espada decapitaram o audacioso, que ousara desafiar as leis do imperador: Mas quem era este? Ninguém dos presentes conhecia a identidade e foi chamado simplesmente adauctus (= adjunto), de onde Adauto, "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio".

O episódio permaneceu vivo na memória da Igreja romana, que associou os dois mártires numa só comemoração de modo que algumas fontes os definem irmãos. A informação mais antiga acerca dos dois mártires no-la fornece o papa Dâmaso em uma poesia, no qual é elogiado o presbítero Vero por haver-lhes decorado o sepulcro. A difusão do culto deles na Europa setentrional se deu por causa do presente (fragmentos da relíquia destes santos) que o papa Leão IV deu à esposa de Lotário, Hermengarda.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

Santos Félix e Adauto, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil