Apoiadores do Pocket Terço
Terço com imagens no Youtube
Reze os Mistérios Dolorosos com imagens

Antífona de entrada

Não fostes vós que me escolhestes, diz o Senhor, mas fui eu que vos escolhi e vos designei, para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. Aleluia. (Jo 15, 16)
Vocem iucunditátis annuntiáte, et audiátur, allelúia: nuntiáte usque ad extrémum terrae: liberávit Dóminus pópulum suum, allelúia, allelúia. Ps. Iubiláte Deo omnis terra: psalmum dícite nómini eius, date glóriam laudi eius. (Cf. Is. 48, 20; Ps. 65)
Vernáculo:
Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! (Cf. MR: Is 48, 20) Sl. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! (Cf. LH: Sl 65, 1-2)

Glória

Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus,
Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos,
nós vos bendizemos,
nós vos adoramos,
nós vos glorificamos,
nós vos damos graças
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo,
só vós, o Senhor,
só vós, o Altíssimo,
Jesus Cristo,
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amém.

Coleta

Ó Deus, que associastes São Matias ao colégio dos Apóstolos, concedei-nos, por sua intercessão, que, na alegria de sermos agraciados por vosso amor, mereçamos ser contados entre os eleitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira Leitura (At 1, 15-17. 20-26)


Leitura dos Atos dos Apóstolos


15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse:16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus.17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério.20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ʽfique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!ʼ E ainda: ʽQue outro ocupe o seu lugar!ʼ21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós,22a começar pelo batismo de João até ao dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.”23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias.24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolhestes25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Sl 112)


℟. O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.


— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade! ℟.

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus. ℟.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra? ℟.

— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com nobres do seu povo. ℟.


https://youtu.be/ZPa-rHmYI-s
℟. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
℣. Eu vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça. (Jo 15, 16) ℟.

Evangelho (Jo 15, 9-17)


℣. O Senhor esteja convosco.

℟. Ele está no meio de nós.


℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 

℟. Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Antífona do Ofertório

Repléti sumus mane misericórdia tua: et exsultávimus et delectáti sumus, allelúia. (Ps. 89, 14)


Vernáculo:
Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia, aleluia! (Cf. LH: Sl 89, 14)

Sobre as Oferendas

Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja que vos apresentamos com devoção na festa de São Matias e, por meio deles, confirmai-nos na força da vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor.



Antífona da Comunhão

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei, diz o Senhor. Aleluia. (Jo 15, 12)
Ego vos elégi de mundo, ut eátis, et fructum afferátis: et fructus vester máneat. Allelúia. (Io. 15, 16; ℣. Ps. 88, 2. 4. 6. 20. 21. 22. 25. 29)
Vernáculo:
Não fostes vós que me escolhestes, diz o Senhor, mas fui eu que vos escolhi e vos designei, para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. (Cf. MR: Jo 15, 16)

Depois da Comunhão

Senhor nosso Deus, cobri vossa família com as bênçãos do céu, e, por intercessão de São Matias, possamos participar eternamente da gloriosa sorte dos santos em vossa luz. Por Cristo, nosso Senhor.

Homilia do dia 14/05/2024
Eleja amigos para o Céu!

Como Deus elegeu Matias e fez dele amigo, eleja você também os seus amigos para juntos buscar o Céu: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor”.

Hoje celebramos a festa de São Matias, Apóstolo eleito. Claro, todos os Apóstolos foram eleitos, mas Matias foi escolhido depois de Jesus subir aos céus, para completar o número porque os Doze estavam desfalcados com a morte de Judas. Aqui o Evangelho de hoje nos diz: “Já não vos chamo servos, chamo-vos amigos. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”.

A ideia de amigo e a ideia de eleição casam perfeitamente. Santo Tomás de Aquino, analisando o que é uma amizade, diz que a amizade nasce de uma eleição, ou seja, de uma escolha. Mas você pode fazer a escolha errada e dizer que é amigo de uma pessoa por razões erradas; ou seja, quando você não ama a pessoa em si, mas apenas o que ela proporciona a você.

Nesse sentido, você pode amar uma pessoa porque ela lhe dá prazer. Por exemplo, uma amiga que lhe traz docinhos saborosos. Você ama não a ela, mas os docinhos. Ou porque aquela pessoa lhe dá dinheiro, aí você não ama a pessoa; ama o dinheiro: é a avareza. Ou você ama a pessoa porque ela bajula e glorifica você. Esses são os três tipos de amor vazios: amor por prazer, amor por avareza e amor por vanglória. É aquilo que Santo Tomás chama de amor de concupiscência.

Mas a verdadeira amizade não vai atrás dessas coisas. A verdadeira amizade nasce de um amor de benevolência: eu quero o bem daquela pessoa, eu olho para aquela pessoa e vejo nela virtudes, vejo nela que vale a pena, vale a pena amá-la, não porque vou receber algo de material, mas porque eu quero o bem para ela e ela quer o bem para mim.

Em resumo, eu quero que ela seja salva e veja a Deus face a face no Céu; ela quer que eu seja salvo e veja a Deus face a face no Céu. Nós seremos, juntos, concelebrantes da glória de Deus: esse é fundamento de toda verdadeira amizade. Uma amizade só é verdadeira quando nós queremos que os nossos amigos sejam concelebrantes da glória de Deus no Céu. Aqui há um ensinamento muito concreto para a nossa vida.

Quem são os amigos que você escolhe? Santo Agostinho, numa passagem do seu famoso livro De Trinitate, nos dá um exemplo de como escolher amigos. Ele diz assim: “Eu amo o homem de Deus. Quando eu ouço, quando ouvi falar que existe ali uma pessoa que é virtuosa, que ama a Deus mais do que os outros, eu quero conhecê-la, eu quero estar com essa pessoa, eu quero aprender dela como ela ama a Deus. Eu quero, junto com ela, me entregar e conhecer as coisas de Deus”. Eis aí um bom critério para escolher amizades.

Aí você olha ao seu redor e diz: “Mas, padre, é um deserto!… Onde eu vou escolher? Como eu vou ter esses amigos, homens e mulheres de Deus?” Bom, se você não os tem, converta-os, faça-os, produza-os através de uma eleição. Eleja aquela pessoa. Ela tem certas virtudes, tem certas qualidades; escolha-a racionalmente, não pelo que ela vai lhe dar, não pelo que você vai ganhar. Escolha, invista, leve-a para Deus, e a amizade será verdadeira.

Como Deus elegeu Matias e fez dele amigo, eleja você também os seus amigos, e vamos juntos, queridos amigos, vamos juntos para Deus!

Deus abençoe você!

Nossa Missão
Evangelize com o Pocket Terço: pocketterco.com.br/ajude

Homilia Diária | — A fé pela qual devemos viver e morrer (Festa de São Matias, Apóstolo)

São Matias, cuja festa celebramos hoje, foi discípulo de Jesus desde o início, a começar do Batismo de João até a gloriosa Ascensão do Senhor aos céus. Por ter acompanhado os Doze durante a vida pública do Mestre e ter-se tornado testemunha da Ressurreição, São Matias teve a graça de ser eleito substituto de Judas Iscariotes no colégio apostólico.Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 14 de maio, e peçamos a este santo Apóstolo, uma das doze colunas da Igreja, que sua pregação e testemunho continuem a ecoar de geração em geração, para que todos cheguem à salvação conquistada por Cristo.


https://youtu.be/55ah_qsUjlY

Santo do dia 14/05/2024

Ouça no Youtube

São Matias, Apóstolo (Festa)
Data: 14 de Maio


Matias é nome frequente entre os judeus e quer dizer “dom de Deus”. É o apóstolo que recebeu o dom do grande privilégio de ser agregado aos Doze, tomando o lugar vago deixado pela deserção de Judas Iscariotes. Sua eleição foi mediante sorteio, após a ascensão do Senhor, pela proposta de Simão Pedro, que em poucas palavras fixou os três requisitos para o ministério apostólico: pertencer aos que seguiam Jesus desde o começo, ser chamado e enviado: “É necessário, pois, que, destes homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, a começar pelo batismo de João até ao dia em que nos foi arrebatado, haja um que se torne conosco testemunha de sua ressurreição”.

Matias esteve, portanto, constantemente próximo de Jesus desde o início até o fim de sua vida pública. Testemunha de Cristo e mais precisamente da sua ressurreição, pois a ressurreição do Salvador é a própria razão de ser do cristianismo. Matias, portanto, viveu com os onze o milagre da Páscoa e poderá com todo o direito anunciar Cristo ao mundo, como espectador da vida e da obra de Cristo “desde o batismo de João”. Também a segunda e a terceira condições, ser divinamente chamado e enviado, estão claramente expressas pela oração do colégio apostólico: “Senhor, tu que conheces o coração de todos, mostra qual destes dois escolheste”.

A eleição de Matias por sorteio pode causar-nos espanto. Tirar a sorte para conhecer a vontade divina é método muito conhecido na Sagrada Escritura. A própria divisão da Terra prometida foi mediante sorteio; e os apóstolos julgaram oportuna a conformidade com esse costume. Entre os dois candidatos propostos pela comunidade cristã, José filho de Sabá, cognominado o Justo, e Matias, a escolha caiu sobre o último. O novo apóstolo, cujo nome brilha na Escritura somente no instante da eleição, viveu com os onze a fulgurante experiência de Pentecostes antes de encaminhar-se, como os outros, pelo mundo afora a anunciar “a glória do Senhor”.

Nada se sabe de suas atividades apostólicas, nem se morreu mártir ou de morte natural, pois as narrações a seu respeito pertencem aos escritos apócrifos. À tradição da morte por decapitação com machado se liga o seu patrocínio especial aos açougueiros e carpinteiros. Sua festa celebrada por muito tempo a 24 de fevereiro, para evitar o período quaresmal, foi fixada pelo novo calendário a 14 de maio, data certamente mais próxima do dia da sua eleição.

Referência:
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNI, Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus, 1983. 397 p. Tradução de: Onofre Ribeiro. Adaptações: Equipe Pocket Terço.

São Matias, rogai por nós!

Textos Litúrgicos © Conferência Nacional dos Bispos do Brasil